SOBRE O BLOG


O BLOG
Criado em 2012, o blog “Gabriel Farac” surgiu, primeiramente, da curiosidade do próprio editor em relação à audiência detalhada das telenovelas brasileiras. A partir disso, Farac criou o formato de tabelas que se encontram neste espaço e passou a atualizar os números diariamente a fim de analisar o comportamento do público e sua resposta às obras exibidas.
 
No decorrer de uma década, “Gabriel Farac” cresceu em visitas e também em conteúdo. Passou a incluir tabelas de séries, minisséries, reality shows e games, além de realizar uma vasta pesquisa dos índices das emissoras nas décadas passadas, tornando-se então um dos mais completos blogs de audiência detalhada do Brasil. Até dezembro de 2023, contava com 47,6 milhões de visitas totais.
 
Como fontes de atualizações diárias, o blog utiliza sites como Notícias da TV, Portal Alta Definição, TV Pop, e relatórios da Kantar IBOPE Media – em 2024, o conjunto da década de 2000, 2010 e 2020 serão revisados e atualizados de acordo com os dados presentes nestes relatórios, começando pela Rede Globo.
 
Os índices de audiência das décadas 1960, 1970, 1980 e 1990 foram coletados em relatórios disponibilizados pelo acervo da UNICAMP.
 
COMO FUNCIONA A MEDIÇÃO?
A audiência de todas as tabelas presentes no blog é calculada somando as médias de cada capítulo/episódio/programa/sessão, dividido pelo número total de exibições da atração. Ou seja: é utilizado o método de matemática simples. Todas as tabelas de 2010 para trás tiveram a divulgação de dados apenas no arredondamento – portanto, o cálculo é realizado a partir do que está disponibilizado. Em 2023, o blog passou a utilizar as médias decimais (com uma ou duas casas, quando disponível) para chegar à média geral, atualizando atrações de 2013 pra cá.
 
MÉDIA PONDERADA: é necessário ter a duração total (tempo arte + intervalos) de todos os capítulos/episódios da atração. Um peso é atribuído para cada um dos valores, e a partir disso, calcula-se a média. Não é suficiente coletar diariamente horários de início e término de programas através dos sites de programação da emissora, pois raramente são respeitados. Sem as durações, é impossível realizar a média ponderada. Para um efeito justo de comparação entre as mais de 3 mil tabelas publicadas, o blog seguirá priorizando a média matemática simples – e irá disponibilizar nas postagens a média ponderada em uma área específica, sempre que os relatórios com suas durações forem, de alguma forma, disponibilizados.