quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

“Salve Jorge” e sua “péssima” audiência


Se você acessa um portal especializado em televisão/entretenimento, certamente irá se deparar com notícias sobre a péssima audiência da atual novela das 21h da Rede Globo, Salve Jorge”, escrita por Glória Perez.

Até o capítulo 57 (exibido em 26/12), a trama possui média geral de 29.68 pontos, considerado muito abaixo do esperado pela emissora, que estipula meta de 40 pontos para o horário.

Mas será que o fato da trama trazer vários personagens, deixando a história um tanto arrastada, é o único fator responsável pela baixa audiência?

O número de televisores que são colocados dentro de um ponto na medição do IBOPE foi subindo com o passar dos anos. Por exemplo: Em 2009, durante a exibição de Caminho das Índias”, da mesma autora, cada ponto equivalia a 55,5 mil televisores. A média geral da trama, até o capítulo 57, era de 34.19 pontos: se na época cada ponto equivalesse a 60,2 mil como atualmente, a novela estaria com média geral de 31.52 pontos, apenas 1.84 acima de Salve Jorge”.

A partir do capítulo 60, Caminho das Índias passou a reagir. Apenas no capítulo 73 foi registrado o número acima da meta da emissora: 42 pontos de audiência (cerca de 39 pontos atualmente). O próximo recorde aconteceu apenas no capítulo 116: 43 pontos (cerca de 40 atualmente).

Na média semanal, Caminho fechou pela primeira vez acima dos 40 pontos na 21ª Semana, altura em que foram exibidos os capítulos 121–126. Já na reta final, com o capítulo 187, registra 50 pontos: Número que se repete mais duas vezes até que, no capítulo 196, registra 52 (cerca de 48 pontos atualmente).

Já no último capítulo, a trama vem a quebrar seu último recorde: 55 pontos, maior audiência em um final desde Paraíso Tropical (2007). Nos termos atuais, Caminho teria registrado cerca de 51 pontos, e ficaria abaixo da audiência marcada por Avenida Brasil em seu capítulo final: 52.

E por fim, a média geral: Caminho das Índias fecha com 38.59 pontos, o que atualmente seria cerca de 35.57 (36 consolidados), considerado baixo para os padrões da emissora.

Então, a pergunta é lançada novamente: Será que o fato da trama trazer vários personagens, deixando a  história um tanto arrastada, é o único fator responsável pela baixa audiência?

Apesar dos problemas evidentes, Salve Jorge possui uma excelente proposta e tem potencial para fechar, ao menos, com 36 pontos na média geral. A trama, e principalmente a autora, não merecem levar o título de pior audiência de uma novela das nove de todos os tempos”. Definitivamente não merecem.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo que você disse, essa novela é muito boa, realmente tem potencial para conseguir bem mais do que isso, os capítulos dos dias 25 e 28 de dezembro foram dos melhores capítulos de novela que já vi na vida, sensacionais, assim como toda essa novela, é uma novela muito bem escrita, produzida e dirigida.

    ResponderExcluir